segunda-feira, 23 de março de 2009

Texto

Era uma vez um rapaz chamado Pedro, ele tinha 14 anos e frequentava o 9ªº ano de escolaridade, no Colégio Vasco da Gama.

A sua disciplina favorita era ciências, pois sempre gostou de saber porque é que o seu corpo era constituido por diversos orgãos e diversos aparelhos do nosso corpo e também como realizavam a sua actividade motora.

O Pedro começou por dar o aparelho digestivo, o que o constitui, qual a sua importãncia no corpo humano e como é constituido. Ele nos primeiros dias estava muito confuso, pois não percebiba como é que coisas tão imunes conseguem relizar todas as suas funções.

Ele ficou a saber toda a morfologia e fisiologia de todos od orgãos, desde os principais até aos orgãos anexos.

O pedro aprendeu que quando ingere os alimentos, eles ao entrar para a boca, os alimentos são sujeitos a várias transformações, são envolvidos numa camada de saliva, o qual origina o bolo alimentar, que depois sege para o estômago, o qual se transforma em quimo, de seguida vai para o intestino delgado, aqui o quimo transforma-se em quilo.

Os nutrientes que até aqui estavam nos alimentos, através das vilosidades intestinais, os nutrientes passam para o sangue e o resto do alimento continua a sua viajem pelo aparelho digestivo.

O Pedro ao dar o referido em cima, começou a gostar ainda mais da matéria, pois supreendeu-se com a velocidade do decorrido e tambem fi cou supreendido como foi possivel mudar do aparelho digestivo para o aparelho circulatório. A partir daí as diferentes substãncias continuam o seu percurso pelo ciclo circulatório.

Nenhum comentário: